Ritmos Musicais- Parte 2

Good Morning! Bem vindo ao nosso blog!
Hoje iremos falar sobre a segunda parte de Ritmos musicais! Vamos lá então!

Forró
O forró era em sua origem um baile animado pro vários gêneros musicais, como o baião, o xote, e o xaxado. Nesse sentido, também era conhecido como "arrasta-pé" ou "bate-chinela". Sua origem é o sertão nordestino e os instrumentos musicais utilizados são basicamente a sanfona ou acordeão, o triangulo e a zabumba.

Baião, xote e xaxado
O baião, associa os termos "baianos" e "rojão", pequenos trechos musicais executados por viola. Mas o gênero consagrou-se e ganhou novas características quando o sanfoneiro pernambuco Luiz Gonzaga popularizou-o através do radio em todo o brasil. É este o ritmo que predomina hoje nos forros.  
O xote é um ritmo mais lento, para se dançar a dois, de origem alemã, mas que se radicou no nordeste e mistura os passos de valsa e de polca. Quanto ao xaxado, originalmente, era uma dança exclusivamente masculina, executada pelos cangaceiros, sem acompanhamento instrumental para o canto, com ritmo marcado pela coronha dos rifles, batidos no chão. 
O xaxado deve ser uma onomatopeia do xá-xá-xá que faziam as alpercatas de couro ao se arrastarem no chão. A dança, difundia por Lampião e seu bando, dispensava a presença feminina. Segundo Luiz Gonzaga,"nessa dança, a dama é o rifle".

Coco,Iundu e maxixe
Dança tradicional do Nordeste e do Norte, tem origem incerta: alguns dizem que veio da África com os escravos, e há quem defenda ser ela o resultado do encontro entre as cultura negra e índia. Apesar de frequente no litoral, o coco teria surgido no Quilombo do Palmares, a partir do ritmo em que eram quebrados para a retirada da amêndoa.
Já o Iundu foi o primeiro gênero afro-brasileiro de canção popular. Originalmente era uma dança sensual praticada por negros e mulatos em rodas de batuque, fixando-se como canção apenas no final do século 19, com harmonização erudita, chegou aos salões das elites cariocas.

Bem esse foi o nosso post de hoje! espero que vocês tenham gostado! Muito Obrigada, tchau.

Comentários

Postar um comentário